segunda-feira, 12 de março de 2012

Bambas Dois


Estou atrasadíssima em divulgar isso mas antes tarde do que nunca!

Bambas Dois é um projeto do produtor e músico Eduardo BiD que produziu, entre tantos cds de artistas, o disco Afrociberdelia de Chico Science & Nação Zumbi.

Bambas Dois foi lançado em outubro do ano passado e trata-se de um livro-cd em que BiD trabalha com a fusão de sonoridades do nordeste brasileiro com sons da Jamaica. O disco conta com 14 faixas e o livro, com mais de 80 páginas sobre o projeto desenvolvido entre Brasil e Jamaica. Quando soube desse projeto lembrei imediatamente de um depoimento de Gilberto Gil onde diz que Luiz Gonzaga, quando ouviu pela primeira vez um reggae, comentou: "Esse tal de reggae é um xotezinho muito do safado". Apesar do comentário ter um quê de zombaria, demonstra que o Rei do Baião reconhecera semelhança entre aquele som jamaicano e o nosso xote. Ou seja, esse projeto do BiD é uma grande sacada!

Para a realização de Bambas Dois, Eduardo BiD reuniu um bocado de bambas do Brasil e da Jamaica. Daqui convidou Dominguinhos, Chico César, Lúcio Maia, Dengue e outros da Nação Zumbi, Karina Buhr, Luiz Melodia, Céu, entre tantos mais. Da Jamaica, Kymani Marley, Sizzla Kalongi, Stick (The Wailers), The Heptones, entre outros.

O site do projeto é lindo! Com ilustrações inspiradas nos cordéis nordestinos, fotos, vídeos, um dicionário de percussão brasileira, ficha técnica, etc.
Segue abaixo todas as faixas de Bambas Dois e em seguida um trailler.

PS: destaque para World Cry (Al Fayah Mix) com Karina Buhr.





Nenhum comentário: